27.8 C
Goiânia
spot_imgspot_img

Guarda Civil Municipal intensifica rondas ostensivas e preventivas nas escolas

Com o retorno das aulas do segundo semestre do ano letivo, retomou-se, também, a intensificação das rondas ostensivas e preventivas da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do grupo de Ronda Escolar, nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Aparecida de Goiânia.

Foto: Reprodução

“O Grupo de Ronda Escolar atua mediante ações preventivas nas mediações das escolas, coibindo danos ao patrimônio público, irregularidades, brigas, ação de pedófilos, prostituição de menores, combatendo o tráfico de drogas, furtos e roubos dentro e entorno da instituição”, ressaltou o secretário Municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido.

As ações de vigilância da GCM são realizadas de forma contínua ao longo do ano nas Escolas Municipais e Cmeis do município e durante o período de aulas, esse trabalho é intensificado com objetivo de aprimorar a segurança na comunidade escolar e, em conjunto com as demais forças de segurança, a GCM cumpre com veemência o seu papel como guardiã do patrimônio público.

“Os guardas fazem o monitoramento de alguma atitude suspeita em torno das escolas, e além disso, atende ao gestor da unidade ou a própria comunidade também que nos acionam. A viatura mais próxima vai até o local imediatamente em um curto período de tempo, pois já estarão nas proximidades. Estes irão verificar qual tipo de ocorrência está acontecendo e, se necessário, buscar apoio de outras forças de segurança pública competentes”, explica o comandante da GCM, Weber Júnior.

Foto: Reprodução

O diretor da Escola Municipal Deraldo Lisboa dos Santos, situado no Jardim Rosa Sul, apontou alguns efeitos das ações preventivas da Guarda Municipal na comunidade escolar, principalmente depois da instalação da nova Base da GCM na região. “Desde 2019 não teve nenhum registro de furto, roubo ou invasão aqui na escola. Não temos sofrido nenhum tipo de vandalismo, até mesmo pichação no muro. A presença dos guardas na entrada e saída dos alunos, também é muito importante. Com a chegada da nova base da guarda aqui bem próxima, também, a menos de um quilômetro, a sensação de segurança aumentou mais ainda”, comentou o gestor.

A auxiliar de produção, Zenaide Fernandes da Silva, disse sentir mais segura com as rondas ostensivas na escola de suas netas. “A sensação é de maior segurança, a gente fica mais tranquilo em deixar as crianças na escola, porque anda acontecendo muita coisa, né?! Elas são tão inocentes, indefesas, protege-las é muito importante”, comentou.

Sistema de Videomonitoramento no combate à criminalidade nas escolas

O trabalho da Guarda Municipal em Aparecida de Goiânia é aprimorado com o sistema de videomonitoramento que conta 1,6 mil câmeras com sensores infravermelhos implantadas nas áreas internas e externas dos prédios escolares.

A estruturação deste sistema de segurança escolar, que teve investimento de R$ 3 milhões, inclui ainda central de alarme e conexões via internet e linha telefônica. Os recursos são do próprio Tesouro Municipal, para pagar equipamentos e mão de obra. Com capacidade de gravação 24 horas, o sistema de videomonitoramento funciona todos os dias da semana, gerando imagens em tempo real que serão monitoradas e gravadas.

“Nossa equipe acompanha as imagens geradas em tempo real e, assim que visualizar qualquer movimento suspeito, seja contra o patrimônio público ou que represente ameaça à integridade das pessoas, será acionada uma viatura que estiver mais próxima do local para atender a ocorrência”, pontuou o comandante, Weber Junior.

Com informações Prefeitura de Aparecida

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img