21.8 C
Goiânia
spot_imgspot_img

UFG desenvolve teste rápido e econômico para detectar a varíola dos macacos

A Universidade Federal de Goiás (UFG) criou um teste rápido e mais barato para detectar a varíola dos macacos. Com ele, possível identificar a doença ainda no começo e segundo os cálculos dos pesquisadores, o custo dos reagentes necessários ficaria em torno de R$ 3 por exame.

Foto: Reprodução

Os cientistas desenvolveram o teste Lamp a partir da mesma técnica utilizada durante a pandemia para criar o teste da Covid-19 e, anteriormente, do zika vírus. Ele detecta o DNA do vírus e amplifica o material genético de maneira simples e rápida.

Assim como acontece com o teste da Covid, a solução de reagentes muda de cor na presença do DNA do vírus da monkeypox. Ela fica amarela, em caso de detecção. O resultado fica pronto em torno de 40 minutos, após análise em laboratório.

Segundo a UFG, o teste foi criado em um intervalo de três semanas, após o envio de uma amostra enviada pelo Laboratório de Virologia Clínica e Molecular da Universidade de São Paulo (USP). A professora que coordenou a pesquisa, Gabriela Duarte, e integra o Instituto de Química da UFG. afirma que a melhor amostra para a detecção do teste é aquela retirada do líquido da pústula, ou seja, das erupções da pele ocasionadas pela doença.

O teste segue, agora, para validação. Nessa etapa, um grande número de amostras testadas são comparadas com os resultados do teste padrão ouro, que é o PCR. A técnica desenvolvida pela UFG é capaz de identificar o vírus logo no início dos sintomas, agilizando o diagnóstico.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img