21.8 C
Goiânia
spot_imgspot_img

Lula quer liberar as drogas? Bancada do Papo Aberto discute o tema

A ideia do petista seria redefinir o conceito de tráfico ne drogas no código penal com o objetivo de diminuir o número de prisões no Brasil.

Reprodução: Youtube Papo Aberto


A edição do programa Papo Aberto na TV Capital desta segunda-feira (25) recebeu, em sua bancada, sob comando do apresentador Lucas Alves, os debatedores: o advogado Dr. Moisés Marcione, o médico Dr. Peterson Lima e o professor Márcio Manoel. Dentre as pautas abordadas, os comentaristas argumentaram sobre uma fala do ex-presidiário Lula (PT) a respeito da política antidrogas no Brasil.

Recentemente o ex-carcerário alegou ser favorável a uma mudança na lei para, segundo ele, reduzir prisões. A ideia do petista seria redefinir o conceito de tráfico ne drogas no código penal com o objetivo de diminuir o número de prisões no Brasil.

Para o Dr. Marcione, a declaração de Lula é um completo absurdo. O advogado lembrou que, para além dos conhecidos problemas no que tangem vício e tráfico de tais substâncias, existe ainda um outro problema pouco elucidado. Ele lembrou bem que, pessoas viciadas em drogas se tornam um problema para suas famílias, para a sociedade e para o Estado, visto que estas deixam de produzir e, no futuro, tornam-se dependentes de programas assistenciais oferecidos pelo governo. “E quem paga a conta são os cidadãos de bem”, destacou.

O professor Márcio Manoel classificou a notícia como “preocupante”. De acordo com ele trata-se de uma inversão de valores. “Para diminuir o número de presos, ele tem que fazer programas de governo visando saúde pública para combater a questão do vício”, sugeriu. O docente fez destaque à questão médica envolvendo o uso do canabidiol, substância presente na Cannabis. “Quando fala ‘drogas’ ele fala além da maconha”, reforçou.

Já o Dr. Peterson Lima rebateu o argumento do professor alegando que os estudos referentes à utilização do canabidiol como possível tratamento ainda são pouco vastos e muito recentes. O médico levantou ainda um ponto estratégico presente no discurso de Lula. “Ele está sinalizando para sua base”, disse.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img