Israel e Hamas concordam em se reunir no Cairo para fortalecer trégua

A reunião acontecerá na próxima semana na capital Egípcia e contará com a presença de delegações de alto nível de Israel e do movimento palestino Hamas. Segundo o Portal R7, Gabi Ashkenazi, Ministro das Relações Exteriores de Israel, conduzirá a delegação. Enquanto o Hamas será representado por Ismail Haniyeh, chefe político do movimento. Na semana […]

27 maio 2021 - 20:40 | Por Elisama Vasconcelos

Foto: SEBASTIAN SCHEINER / POOL via Portal R7

A reunião acontecerá na próxima semana na capital Egípcia e contará com a presença de delegações de alto nível de Israel e do movimento palestino Hamas.

Segundo o Portal R7, Gabi Ashkenazi, Ministro das Relações Exteriores de Israel, conduzirá a delegação. Enquanto o Hamas será representado por Ismail Haniyeh, chefe político do movimento.

Na semana passada, após 11 dias de conflitos intensos entre tropas israelenses e milícias palestinas, que deixaram cerca de 253 mortos em Gaza e 13 em Israel,  ambos países  concordaram com uma trégua.

De acordo com uma reportagem realizada pela emissora  israelense Galatz, o objetivo da reunião é chegar a um entendimento sobre cessar-fogo  e a algumas possibilidades de ajudar a reconstruir a Faixa de Gaza.

Entretanto, segundo o Portal R7, os meios de comunicação israelenses quando consultados pela Agência Efe,  não confirmaram uma viagem ao Cairo, reiterando que Israel geralmente não informa sobre possíveis contatos com representantes do Hamas.

O Movimento Hamas, por sua vez, também afirmou que o objetivo dos  contatos no Cairo é de “estabilizar o cessar-fogo” e “abordar a reconstrução da Faixa”.

“O Hamas não tem objeções a permitir doações através de agências internacionais ou países doadores para a Faixa de Gaza sem a interferência do movimento”, disse o porta-voz do Hamas, Abu Marzouk, hoje no Twitter.

Elisama Vasconcelos

Acadêmica do curso de Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás e redatora do Papo Aberto.

NAS REDES

© COPYRIGHT 2018, PAPO ABERTO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS